Um logotipo deve ser muito mais do que um desenho ou uma construção gráfica.
Deve ter carácter, personalidade, deve ser revelador e encerrar em si mesmo conceitos e princípios que estejam diretamente associados ao que ele representa.
Na conceção do logo que aqui revelamos tentamos agregar todas essas características.
Identidade
O “B” de Braga seria quase uma inevitabilidade numa cidade do desporto que se quer com dimensão Europeia. O espirito do desporto de todos e ao alcance de todos é uma marca patente na cidade e nenhum outro caractere traduz melhor a cidade do que o “B” do seu nome. Uma cidade com carácter, com personalidade coletiva e claramente vocacionada para o desporto, nas suas mais diversas vertentes, sem perder a originalidade e a identidade. Foi em torno deste conceito que trabalhamos.
Personalidade
A conjugação de vários elementos, todos eles associados a esta candidatura sao reveladores da congregação e empenho da cidade em torno deste propósito. O C + E + D (Cidade Europeia do Desporto) ou o E + C + S (European City of Sport) unem-se numa harmonia perfeita e bilingue para o tal “B”. Por sua vez a desconstrução do “B” em duas partes permite vislumbrar o numero “18” referente ao ano no qual decorrerão as atividades associadas a este certame. É por isso também um logotipo eclético na medida em que encerra em si mesmo elementos reveladores e simbólicos desta candidatura.
Transversalidade
Outra preocupação evidente foi dotar o logotipo de flexibilidade em termos de coloração, ou seja, torna-lo funcional e utilizável em qualquer escala, ambiente ou contexto colorido. Dotamo-lo de transparência para que pudesse usar além de cores, imagens refletidas adaptadas a qualquer contexto, tornando assim ilimitadas as possibilidades de utilização. Eis a transversatilidade.
Iconografia
Pretende-se que o logotipo desta candidatura seja mais do que um mero símbolo, espera-se que seja o tom de toda uma estratégia de comunicação e de uma identidade. Nesse sentido criamos um logo que permite gerar iconografia representativa de todas as modalidades desportivas, atraves da simples utilização de alguns dos seus elementos constitutivos. Será desta forma integrada, uniforme e direcionada. Simples, eficaz e perceptível, numa conjugação de elementos pensados de forma estruturada para serem versáteis, mas com sentido.
O “B” de Braga que é candidata a Cidade Europeia do Desporto 2018, que comunica com a Europa numa linguagem límpida e focada, que é moderna e cosmopolita, mas sem perder a identidade e a história, composta por uma massa humana ímpar, que faz do desporto uma rotina de lazer e de saúde nas suas mais diversas modalidades e que saberá representar cada uma delas com a conjugação dos seus elementos … os tais que compoe o “B”, de Braga, de Cidade Europeia do Desporto, de 2018.